Postagens populares

segunda-feira, 18 de abril de 2011

prefeito edson gomes é contra a guarda armada

alt
“Sou contra a guarda municipal usar arma de fogo no exercício de sua profissão; nós temos que instituir um outro modo de promover a ordem sem uso de arma, pois as Polícias Civil e Militar já são preparadas para isso e é delas essa responsabilidade do enfrentamento armado”. Assim se manifestou essa semana o prefeito Edson Gomes, ao comentar sobre a decisão judicial que permite os guardas utilizarem arma.

Segundo o diretor municipal de Segurança Gilmar Soares, esse uso poderá ser particular, ou seja, um guarda poderá requerer o registro de arma de fogo para si próprio, para uso fora do horário de trabalho.
O prefeito também não demonstrou qualquer interesse em estimular o uso de armas não letais, ou seja, aquelas que provocam choque e paralisação do suspeito ou da pessoa que pratica algum ato indesejado e que precisa ser contida.

“A imagem que tenho da Guarda que fundamos, é de uma corporação que age sem auxílio de qualquer arma letal, ou que provoque algum risco de morte”, disse o prefeito. Edson Gomes afirmou que as chamadas “armas não letais” não são inofensivas para todo tipo de cidadão, e há registro de que pessoas com problemas cardíacos ou portadoras de marcapasso possam enfrentar sérios problemas. “Não vejo necessidade da nossa Guarda Municipal correr esse risco”, disse o prefeito.

Para Edson Gomes é importante que o Governo do Estado cumpra a sua parte. As Polícias Civil e Militar estão com seus efetivos abaixo do mínimo necessário e o prefeito não quer que a Prefeitura vá assumindo uma responsabilidade que é do Estado de São Paulo e não do município. “Vamos reforçar os pedidos que já fizemos no início da administração e reivindicar mais estrutura para as Polícias Civil e Militar no nosso município”, disse o prefeito.

O uso de câmeras de filmagem é defendido pelo prefeito. No ano passado uma emenda parlamentar havia destinado recursos para iniciar a instalação das câmeras na área central da cidade, mas o período eleitoral impediu que a licitação fosse encaminhada.

Por Antônio José do Carmo, Visão - Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Ilha Solteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário